Não! Embora sejam ambas reações adversas que ocorrem após o contacto com o alimento, a alergia ao leite e a intolerância à lactose não são a mesma doença.
Na alergia ao leite falamos de uma alergia às proteínas do leite de vaca e na intolerância à lactose de uma intolerância a um açúcar (hidrato de carbono) que existe naturalmente no leite.
Na intolerância alimentar, ao contrário da alergia, não está envolvido diretamente o sistema imunitário. e, como tal, os sintomas são diferentes. A intolerância alimentar envolve essencialmente o sistema gastrointestinal e, como tal, as manifestações são geralmente náuseas, vómitos, cólicas e diarreia, mais ou menos intensas. Na alergia alimentar os sintomas podem ser desde cutâneos (na pele), respiratórios, gastrointestinais e até cardiovasculares, podendo existir risco de vida para o doente.
No que se refere ao tratamento, em ambas as condições passará pela exclusão do leite da alimentação. Contudo, esta exclusão é muito mais estrita na alergia alimentar tendo em conta a gravidade da doença e o facto da proteína do leite estar presente no leite, em todos os seus derivados e em diversos produtos alimentares e não alimentares.
Na intolerância alimentar, para além de existirem cada vez mais alternativas sem lactose (incluindo leite), é possível que o doente consiga ingerir e tolerar derivados como o iogurte, que possuem menor quantidade de lactose.