Perguntas & Respostas

Aqui vais encontrar as respostas às perguntas de alguns amigos da nossa plataforma. Se tens uma pergunta que ainda está sem resposta, desafia-nos!

João Pedro, 10 anos

Como é que acontece a alergia alimentar?

A alergia alimentar resulta de uma resposta errada do sistema imunitário, que nos defende das doenças. No caso da alergia, ele acha que os alimentos são perigosos e decide atacá-los.

Mariana, 8 anos

Uma pessoa pode ter uma reação sem comer o alimento que faz alergia?

Sim. É possível ter uma reação por inalação (por exemplo, com o vapor que sai da panela quando estamos a cozinhar) ou por contacto com a pele.

David, 10 anos

Há medicamentos para curar a alergia alimentar?

No geral, não. Nos Estados Unidos da América existe, há muito pouco tempo, um medicamento para a alergia ao amendoim, mas é o único caso.

Carolina, 8 anos

A alergia alimentar é um vírus?

Não. A alergia alimentar é uma reação que acontece quando o nosso sistema imunitário reage contra um alimento porque acha que ele é perigoso (como um vírus).

Maria Luís, 6 anos

A alergia alimentar faz comichão?

Pode fazer. Mas a alergia alimentar pode fazer com que sintas muitas coisas diferentes, por exemplo dificuldade em respirar, dor de barriga, vontade de vomitar, ...

Eduardo, 11 anos

Quais são os alimentos que podem provocar alergia alimentar?

Muitos alimentos diferentes podem provocar reações, mas existem 8 que são responsáveis pela maior parte delas: leite, ovo, trigo, soja, peixe, marisco, amendoim e frutos secos.

Francisca, 7 anos

Quem tem alergia alimentar não pode comer só um bocadinho, para provar?

Não. Quem tem alergia alimentar não deve comer o alimento ou alguma comida que o contenha, mesmo que sejam migalhas muito muito pequeninas.

Beatriz, 13 anos

O que é a caneta de adrenalina?

Caneta de adrenalina é um medicamento que deve ser utilizado quando há reação alérgica muito grave. Quem tem alergia grave deve andar sempre com a caneta.

Infografias